BLÉRIOT XI
A aeronave Blériot XI foi a primeira a executar um voo bem sucedido em Portugal, em 27 de abril de 1910, a partir do Hipódromo de Belém, num festival organizado pelo Aeroclube de Portugal, estando aos seus comandos o piloto Julien Mamet.
À data já era uma aeronave famosa por ter sido a primeira a atravessar o Canal da Mancha, de Calais a Dover, em julho de 1909 em 36,5 minutos, pilotada pelo pioneiro construtor-piloto Louis Blériot. É uma réplica à escala 1:1 construída em Alverca em 1989.
Tipo de Aeronave
Avião monomotor terrestre, monolugar, de trem convencional fixo com patim de cauda, monoplano, revestido a tela, destinado ao voo desportivo. Tripulação – 1
Motor |
Dimensões |
Pesos |
Performance |
Anzani de 3 cilindros em estrela, arrefecidos por ar, de 22-25 hp. Em exposição, um Le Rhone R-9-C de 9 cilindros em estrela rotativa, arrefecidos por ar, de 80 hp. Hélice de madeira (de Caudron G. III), de duas pás, de passo fixo. | Envergadura – 7,69 m Comprimento – 7,62 m Altura – 2,69 m Área alar – 14 m2 |
Peso vazio – 230 kg | Velocidade máxima – 75,6 km/h |
Etiquetas
restauro replicasConteúdo relacionado
RÉPLICAS
O Museu do Ar, à semelhança de outros congéneres internacionais, tem no seu acervo várias réplicas à escala 1:1 de aviões importantes e(...)
CAUDRON G.3
Em 1916 chegaram a Portugal os primeiros 16 Caudron G3, de origem francesa, destinados à instrução de pilotos na Escola de Aeronáutica Militar de Vila Nova da Rainha.Seriam utilizados na(...)
14 BIS
No início do século XX Santos Dumont desenvolveu, com êxito, o que seria um dos precursores do avião moderno, o 14 Bis. Para a construção adotou uma estrutura em caixa e escolheu um motor leve(...)
RESTAURO
Uma das atribuições do Museu do Ar é a concretização da política de restauro de aeronaves que se encontrem em reserva. A política de(...)
CONSERVAÇÃO E RESTAURO
O Museu garante as condições adequadas e promove as medidas preventivas necessárias à conservação dos bens que constituem o seu acervo em(...)