Diretor do Museu do Ar
CARLOS ANTÓNIO MOUTA RAPOSOCORONEL/Diretor do Museu do Ar
O Coronel Carlos António Mouta Raposo nasceu em 19 de Novembro de 1963 em Portalegre, tendo crescido em Lisboa.
Em 1982 ingressa no Curso de Pilotagem Aeronáutica na Academia da Força Aérea, em Sintra.
Reclassificado na especialidade de Técnico de Pessoal e Apoio Administrativo, ingressa no Quadro Permanente em 1989, iniciando funções no Gabinete do Chefe do Estado-maior da Força Aérea, como Chefe de Secretaria.
Em 1991 assume as funções de Oficial de Relações Públicas da Academia da Força Aérea, cumulativamente com as de Ajudante-de-Campo do General Comandante.
Em 1994 e por um período de 3 anos, chefia o gabinete do General Comandante Operacional dos Açores, em Ponta Delgada.
Regressado ao continente, colabora com a Parque-Expo, no âmbito da EXPO-98, com responsabilidades na área das Visitas Protocolares.
Colocado posteriormente no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea até 2006, desempenha funções de formador, de Director do Curso de Promoção a Sargento-chefe e, entre 2001 e 2006, foi o Director da Escola de Formação Pedagógica de Formadores da Força Aérea.
Frequenta o Curso de Promoção a Oficial Superior no ano Lectivo 2006/2007, no então Instituto de Estudos Superiores Militares, sendo colocado, após o seu fim, na Direcção de Instrução da Força Aérea, como Oficial Responsável pela Formação.
Em 2008, é transferido para o Centro de Estudos Aeronáuticos da Academia da Força Aérea, como Coordenador da Área de Comunicação e Informação e docente.
Em 2010, foi colocado no Gabinete do Chefe do Estado-maior da Força Aérea, onde exerceu as funções de Oficial de Informação Pública.
No final desse ano, no Instituto de Acção Social das Forças Armadas, é nomeado responsável pelo Departamento de Recursos Humanos do Centro de Apoio Social de Oeiras,
Regressa à Força Aérea em 2013 e exerce, no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, as funções de Comandante da Esquadra de Pessoal, acumulando com as de formador e, no último ano e meio, com as de Chefe do Gabinete da Qualidade da Formação, cumulativamente “Quality Manager” da Escola de Manutenção Aeronáutica da Força Aérea.
Em 2015, exerce as funções de Chefe do Gabinete do Comandante Aéreo, e no final desse mesmo ano é colocado no Centro de Estudos Aeronáuticos da Academia da Força Aérea, como Coordenador da Área de Comunicação e Informação e docente, assumindo a Direcção do Centro em Agosto de 2017, cargo que desempenhou até à sua nomeação como Director do Museu do Ar.
O Coronel Carlos Mouta Raposo, ao longo da sua carreira militar frequentou diversos cursos nacionais e estrangeiros, sendo de destacar o Curso de Formação Pedagógica de Formadores da Força Aérea, o Computer Based Instruction Design & Development e o Academic Instructor Course, ambos nos Estados Unidos da América, o NATO Public Information Officers Course, o NATO Academic Instructor Course e o Nato Senior Officer Strategic Communications Familiarisation Course, na NATOSCHOOL – Oberammergau, Alemanha, organização onde é “supporting speaker” desde 2006. Em Abril de 2019, obteve a certificação “NATO Certified Instructor”.
O Coronel Carlos Mouta Raposo, possui ainda uma especialização em Pedagogia do e-Learning, pela Universidade Aberta e uma outra, em Gestão de Marketing Comunicação e Multimedia, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.
Da sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações das quais se realçam a Medalha de Serviços Distintos, grau Prata; as Medalhas de Mérito Militar de 3ª e 2ª Classe e a Medalha de Mérito Aeronáutico de 2ª classe.
O Coronel Carlos Mouta Raposo, tem três filhos e dois netos.