MUSEU
Bem vindo ao Museu do Ar
O Museu do Ar abriu ao público em 1 de julho de 1971, em Alverca. O espaço tornou-se insuficiente pelo aumento de acervo tendo-se decidido criar um novo espaço em Sintra, junto à Base Aérea Nº1, inaugurado em 2009.
Numa área com mais de 8000 m2 estão expostos mais de 40 aviões e helicópteros, simuladores, motores, hélices e outros equipamentos aeronáuticos.
A exposição transporta o visitante numa viagem de mais de 100 anos pela História da Aviação em Portugal, documentando a grande aventura do Homem, Voar.
O visitante encontra uma valiosa coleção de aviões históricos com destaque para o Junker JU52 (1930), o Avro Cadet (1931), o DH-87 Hornet (1934), o DH-89 Dragon Rapide (1934), o Spitfire (1934), o DC-3 Dakota (1935), o F-86 Sabre (1947).
O Museu apresenta a história da TAP – Transportes Aéreos Portugueses, destacando-se o primeiro simulador de voo por instrumentos, fardamento e louça utilizada a bordo.
O acervo da ANA – Aeroportos de Portugal reflecte a sua actividade ao longo do tempo. Está exposta a maqueta original do Aeroporto de Lisboa inaugurado em 1942. Expõem-se os equipamentos originais da primeira Torre de Controlo de Tráfego Aéreo, bem como o respectivo mobiliário original.
O Museu do Ar está dotado de um auditório multimédia, onde se podem visualizar filmes e documentários sobre temas aeronáuticos.
Nos 3 Hangares Históricos está representada a Aviação Civil e Desportiva, aviões da Força Aérea utilizados na Guerra Colonial e aviões a jacto da Força Aérea utilizados no treino avançado de pilotagem. Neste espaço expõe-se igualmente o avião Dassault Falcon 20 usado inicialmente no transporte VIP e, mais tarde, em voos de calibração de equipamentos electrónicos de apoio à navegação aérea.
A Sala dos Pioneiros transporta-nos ao período das grandes viagens aéreas dos portugueses pelo mundo. Mostram-se documentos pessoais, troféus e instrumentos de navegação usados na época. Destacam-se os voos mais importantes feitos por Sacadura Cabral, Gago Coutinho, Sarmento de Beires, Brito Pais, Humberto da Cruz e Carlos Bleck.
O Museu do Ar, para além das atuais instalações da sede em Sintra e Núcleo de Alverca dispõe ainda de um Núcleo museológico situado no Aeródromo de Manobra Nº1, Ovar.
Etiquetas
restauro exposicao nucleodealverca nucleodeovarConteúdo relacionado
Polo de Ovar
No Aeródromo de Manobra Nº 1, em Ovar existe uma coleção visitável que dispõe de um importante acervo museológico, sendo um dos locais visitados(...)
EXPOSIÇÃO
A área expositiva do Museu do Ar está dividida em 8 zonas: loja, hangar principal, sala dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP); sala Aeroportos e(...)
TAP
A sala reservada aos Transportes Aéreos Portugueses, TAP, com 700m2 apresenta ao visitante a história da companhia, desde a sua fundação em 1945 até ao(...)
RÉPLICAS
O Museu do Ar, à semelhança de outros congéneres internacionais, tem no seu acervo várias réplicas à escala 1:1 de aviões importantes e(...)
CONSERVAÇÃO E RESTAURO
O Museu garante as condições adequadas e promove as medidas preventivas necessárias à conservação dos bens que constituem o seu acervo em(...)