MUSEU

MUSEU

Bem vindo ao Museu do Ar

 

O Museu do Ar abriu ao público em 1 de julho de 1971, em Alverca. O espaço tornou-se insuficiente pelo aumento de acervo tendo-se decidido criar um novo espaço em Sintra, junto à Base Aérea Nº1, inaugurado em 2009.
Numa área com mais de 8000 m2 estão expostos mais de 40 aviões e helicópteros, simuladores, motores, hélices e outros equipamentos aeronáuticos.
A exposição transporta o visitante numa viagem de mais de 100 anos pela História da Aviação em Portugal, documentando a grande aventura do Homem, Voar.
O visitante encontra uma valiosa coleção de aviões históricos com destaque para o Junker JU52 (1930), o Avro Cadet (1931), o DH-87 Hornet (1934), o DH-89 Dragon Rapide (1934), o Spitfire (1934), o DC-3 Dakota (1935), o F-86 Sabre (1947).
O Museu apresenta a história da TAP – Transportes Aéreos Portugueses, destacando-se o primeiro simulador de voo por instrumentos, fardamento e louça utilizada a bordo.
O acervo da ANA – Aeroportos de Portugal reflecte a sua actividade ao longo do tempo. Está exposta a maqueta original do Aeroporto de Lisboa inaugurado em 1942. Expõem-se os equipamentos originais da primeira Torre de Controlo de Tráfego Aéreo, bem como o respectivo mobiliário original.
O Museu do Ar está dotado de um auditório multimédia, onde se podem visualizar filmes e documentários sobre temas aeronáuticos.
Nos 3 Hangares Históricos está representada a Aviação Civil e Desportiva, aviões da Força Aérea utilizados na Guerra Colonial e aviões a jacto da Força Aérea utilizados no treino avançado de pilotagem. Neste espaço expõe-se igualmente o avião Dassault Falcon 20 usado inicialmente no transporte VIP e, mais tarde, em voos de calibração de equipamentos electrónicos de apoio à navegação aérea.
A Sala dos Pioneiros transporta-nos ao período das grandes viagens aéreas dos portugueses pelo mundo. Mostram-se documentos pessoais, troféus e instrumentos de navegação usados na época. Destacam-se os voos mais importantes feitos por Sacadura Cabral, Gago Coutinho, Sarmento de Beires, Brito Pais, Humberto da Cruz e Carlos Bleck.
O Museu do Ar, para além das atuais instalações da sede em Sintra e Núcleo de Alverca dispõe ainda de um Núcleo museológico situado no Aeródromo de Manobra Nº1, Ovar.