EXPOSIÇÃO
A área expositiva do Museu do Ar está dividida em 8 zonas: loja, hangar principal, sala dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP); sala Aeroportos e Navegação Aérea (ANA); Hangares Históricos e Sala dos Pioneiros.
A exposição abarca o período do início da aviação em Portugal, fazendo o trajeto desde Bartolomeu de Gusmão no século XVIII até finais do século XX.
O visitante toma contacto com o Museu entrando pelo hangar principal, datado dos anos quarenta. Neste espaço com 3000 m2 estão expostos por ordem cronológica 42 aeronaves. A exposição é complementada com um painel fotográfico que documenta os 100 anos da aviação em Portugal considerando-se esta data a partir de 1909, quando o piloto francês Armand Zipfel fez a primeira demonstração aérea em Portugal num pequeno avião, Voisin Antoinette, no antigo hipódromo de Belém, em Lisboa. Alguns dos aviões expostos são raridades museológicas a nível mundial, casos do Ju-52, do Avro Cadet e do Dragon Rapid. Nesta categoria estão também as réplicas à escala 1:1 do Demoiselle, Caudron G3, Farman e do Blériot XII. A réplica do 14 –Bis foi construída no Brasil.
Etiquetas
museu nucleodeovar nucleodealvercaConteúdo relacionado
Polo de Alverca
Em Alverca é visitável uma exposição que cresceu desde a sua inauguração em 1971. À semelhança do núcleo principal do Museu do Ar, em(...)
Polo de Ovar
No Aeródromo de Manobra Nº 1, em Ovar existe uma coleção visitável que dispõe de um importante acervo museológico, sendo um dos locais visitados(...)
HANGAR PRINCIPAL
A construção do hangar principal data de finais dos anos quarenta do século XX. Este espaço, que outrora pertenceu à Base Aérea Nº1, é(...)
ANA
Na sala reservada à empresa Aeroportos e Navegação Aérea, ANA, com 700m2 destacam-se, entre outros, a maqueta original do Aeroporto de Lisboa, inaugurado em(...)
SALA PIONEIROS
A Sala dos Pioneiros leva-nos ao início da Aviação em Portugal. Estão representadas, em mapa, as principais viagens aéreas dos portugueses pelo mundo.(...)