CAUDRON G.3
Em 1916 chegaram a Portugal os primeiros 16 Caudron G3, de origem francesa, destinados à instrução de pilotos na Escola de Aeronáutica Militar de Vila Nova da Rainha.
Seriam utilizados na Esquadrilha Mista de Alverca em 1918, ano da criação desta Unidade e inauguram a pista de Tancos em 1921, antes de regressarem à sua missão original de instrução, na Escola Militar de Aeronáutica, sita na atual Base Aérea Nº 1. Aeronave muito apreciada pela sua economia de manutenção, resistência e facilidade de pilotagem, foi a primeira a ser produzida em Portugal no então Parque de Material Aeronáutico, Alverca, hoje denominado de OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal.
Aí foram construídos 50 Caudron G3 entre 1922 e 1924, sendo retirados do serviço em 1933. A réplica exposta apresenta o último esquema de pintura utilizado, adotado em 1920, que já inclui a Cruz de Cristo.
Tipo de Aeronave
Avião monomotor terrestre, bilugar, de trem convencional fixo com patins de cauda, biplano com a asa inferior de menores dimensões que a superior, revestido a tela, destinado a missões de observação e instrução de pilotos.
Motor |
Dimensões |
Pesos |
Performance |
Rhone R-9-C de 9 cilindros em estrela rotativa, arrefecidos a ar, de 80 hp. Hélice de madeira, de duas pás, de passo fixo. | Envergadura – 13,20 m Comprimento – 6,80 m Altura – 2,70 m Área alar – 28,20 m2 |
Peso vazio - 447 kg Peso máximo - 735 kg |
Velocidade máxima – 115 km/h Tecto de serviço – 3500 m Raio de acção – 450 km |
Etiquetas
replicas restauroConteúdo relacionado
RÉPLICAS
O Museu do Ar, à semelhança de outros congéneres internacionais, tem no seu acervo várias réplicas à escala 1:1 de aviões importantes e(...)
DEMOISELLE XX
O Demoiselle XX, projetado e construído por Santos Dumont, remonta ao ano de 1908. A aeronave em exposição representa uma réplica à escala,(...)
14 BIS
No início do século XX Santos Dumont desenvolveu, com êxito, o que seria um dos precursores do avião moderno, o 14 Bis. Para a construção adotou uma estrutura em caixa e escolheu um motor leve(...)
RESTAURO
Uma das atribuições do Museu do Ar é a concretização da política de restauro de aeronaves que se encontrem em reserva. A política de(...)
CONSERVAÇÃO E RESTAURO
O Museu garante as condições adequadas e promove as medidas preventivas necessárias à conservação dos bens que constituem o seu acervo em(...)