BLÉRIOT XI

BLÉRIOT XI

 

A aeronave Blériot XI foi a primeira a executar um voo bem sucedido em Portugal, em 27 de abril de 1910, a partir do Hipódromo de Belém, num festival organizado pelo Aeroclube de Portugal, estando aos seus comandos o piloto Julien Mamet.
À data já era uma aeronave famosa por ter sido a primeira a atravessar o Canal da Mancha, de Calais a Dover, em julho de 1909 em 36,5 minutos, pilotada pelo pioneiro construtor-piloto Louis Blériot. É uma réplica à escala 1:1 construída em Alverca em 1989.

Tipo de Aeronave
Avião monomotor terrestre, monolugar, de trem convencional fixo com patim de cauda, monoplano, revestido a tela, destinado ao voo desportivo. Tripulação – 1

Motor
Dimensões
Pesos
Performance
Anzani de 3 cilindros em estrela, arrefecidos por ar, de 22-25 hp. Em exposição, um Le Rhone R-9-C de 9 cilindros em estrela rotativa, arrefecidos por ar, de 80 hp. Hélice de madeira (de Caudron G. III), de duas pás, de passo fixo. Envergadura – 7,69 m
Comprimento – 7,62 m
Altura – 2,69 m
Área alar – 14 m2
Peso vazio – 230 kg Velocidade máxima – 75,6 km/h