CONSERVAÇÃO E RESTAURO

CONSERVAÇÃO E RESTAURO

 

O Museu garante as condições adequadas e promove as medidas preventivas necessárias à conservação dos bens que constituem o seu acervo em exposição e reserva museológica, de acordo com as normas veiculadas pelas entidades competentes nesta matéria. A conservação dos objetos que constituem o espólio do Museu, obedece a um documento de Normas e Procedimentos de Conservação Preventiva, elaborado pelo Museu do Ar, de acordo com as especificidades identificadas, procurando, assim, definir os princípios e as prioridades da conservação preventiva, da avaliação de riscos e respetivos procedimentos.
O Museu do Ar tem um programa de manutenção das instalações e do espaço museológico. Está particularmente atento aos principais agentes de deterioração, roubo, fogo, água, pragas, fungos, luz, humidade e temperatura.
A manutenção dos aviões, sobretudo os que estão em estado de voo, é feita segundo as recomendações dos seus livros técnicos.
Aos funcionários do Museu, em especial aqueles em contacto direto com as coleções expostas ou em reserva, é proporcionada formação técnica adequada sobre normas e procedimentos de conservação preventiva. O Museu promove ações de formação, de refrescamento e atualização.
Com o novo programa de inventário informático adquirido recentemente pelo Museu, o Inart Primium, estão a ser estabelecidas as novas especificidades de conservação de cada peça bem como os ciclos de manutenção preventiva.